domingo, 21 de julho de 2019

De quais vacinas meu cão precisa?

Imagem de Liz Masoner por Pixabay

Quando começar o ciclo de vacinação?

De acordo com a Drª karina, médica veterinária, existem aqueles cães filhotes que têm muita exposição ao agente externo. O que seria isso? viaja muito, fica em creches. Pra esses cães filhotes recomendamos a vacina que seja iniciada a partir de quatro semanas. Aqueles outros cães que não têm tanta exposição, recomenda-se o protocolo inicial de vacina de seis a oito semanas de idade. 


Qual a diferença entre as vacinas v8 e v10? Qual é a melhor?


Na realidade não existe uma vacina pior ou melhor. As duas vacinas são consideradas múltiplas e elas protegem contra os principais agentes como por exemplo: a cinomose, parvovirose a leptospirose, daí a diferença, a v10 ela tem duas cepas* a mais de leptospirose se comparada com a v8, só que essas duas cepas a mais que existe de leptospirose não tem incidência de casos aqui no brasil então recomenda-se sim que faça uma vacina múltipla seja v8 ou v10.


Adotei um cachorro adulto, posso vaciná-lo? 


Primeiro, analisar o estado geral do pet se ele está bem na sua casa, se ele está se alimentando, se as fezes estão normais, então o veterinário vai fazer um exame físico e além disso recomenda-se fazer um check up. Que exames que a gente faria nesse check up pelo menos um hemograma, um exame de fezes, estando tudo bem com a saúde do seu pet aí sim é o momento de iniciar o protocolo vacinal, isso se aplica também para animais recém resgatados de rua que não possui históricos.


Cães idosos podem ser vacinados?


No caso dos cães idosos é muito importante sim fazer um exame físico detalhado ao escutar o coraçãozinho, vê se tem alguma doença preexistente que impeça a vacinação naquele momento, saber se aquele pet idoso tem tanto contato com a rua quanto com aqueles outros cães, se a gente comparar então sim é indicada a vacina, mas antes de tomar a atitude de vacinar o veterinário tem que elaborar o protocolo vacinal daquele cão idoso.

Quais são os possíveis efeitos colaterais da vacina? 


Todo pet está suscetível a ter uma reação vacinal. Existem dois tipos de reações vacinais, o pet fica mais amuadinho, fica com a região sensibilizada no local da aplicação, às vezes eles ficam com falta de apetite, outro tipo de relação que nos preocupa um pouco mais a gente tem que sempre esclarecer o tutor, é a reação alérgica, o paciente fica inchado ao redor dos olhos, muito inchado no focinho, ele fica praticamente cor-de-rosa, ele se coça muito, ele fica inquieto. Essas são reações alérgicas. Assim que o tutor observar, imediatamente deve levar a uma clínica ou hospital veterinário 24 horas pra que possa fazer os procedimentos emergenciais. Essas são as duas reações que encontramos.

*CEPA:
Distintos tipos de bactéria/vírus de uma mesma espécie, que se utilizam nas vacinas, por exemplo: a CEPA H1N1 é utilizada na vacina da gripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário